sexta-feira, 22 de maio de 2009

O Maior Vendedor do Mundo

Dizem que foi o Hafid, personagem de OG Mandino do livro O Maior Vendedor do Mundo, mas eu provo que não.

Tudo começou as 2,15 minutos da madrugada do dia 28 de setembro de 1952, nasce um menino que poderia ser sucessor do cantor " Francisco Alves " que acabava de falecer em acidente automobilístico na Via Dutra, mas o destino deste menino já estava traçado. Logo que nasceu, chorou tanto que sua mãe achou que haveria algum problema, mas logo desvendado pela parteira " Dona Mariquinha " que logo avisou que o garoto queria mamar.
Foi a primeira negociação do menino com a sua mãe, que a pártir desse dia a cada duas horas eram iniciadas outras negociações, cuja moeda de troca era o chôro.
O menino cresceu e logo aos 8 anos de idade foi trabalhar com o pai que era camelô, vendendo perfumes e brilhantinas nas portas das indústrias em Cubatão e também nas feiras livres da cidade de Santos. Aos dez anos de idade, após seu pai montar uma loja improvisada na sua casa, o garoto começou sua vida de vendedor. Todos os dias após a chegada do colégio, pegava as mercadorias e fazia o trabalho de porta em porta, só voltava para a casa após ter pelo menos vendido a sua meta do dia, que era o desafio que seu pai colocava.
Quando completou 15 anos de idade foi trabalhar como entregador de sapato, logo foi promovido para vendedor balconista, devido a sua iniciativa e criatividade, pois assim que terminava as entregas, ele ficava na frente da loja chamando os clientes para experimentarem os sapatos. O Gerente da loja logo que descobriu a verdadeira vocação do menino, fêz um desafio, era dia 26 de dezembro, normalmente dia das trocas,quando o movimento é um dos piores do ano,estipulou uma meta de vendas,onde todos os outros balconistas achavam impossível de alcançar, pois o garoto surpreendeu e vendeu mais do que a soma de todos os onze vendedores da loja.
O menino cresceu e aos 19 anos foi reconhecido por uma concorrente no ramo de sapatos, trabalhou 1 ano e foi promovido para gerente da loja. Gerenciou a loja por mais 2 anos, até que foi convidado para trabalhar na Cia Souza Cruz Indústria de Cigarros.
Entrou como auxiliar de vendas, cobrindo férias e faltas dos vendedores, até que após 6 meses surgiu a grande oportunidade de sua vida, foi substituir vendedor titular no Vale da Ribeira e conseguiu no espaço de 15 dias vender a meta que outros vendedores tinham dificuldades em cumprir em 30 dias. Foi promovido a vendedor titular e assumiu um território onde ganhou diversos prêmios pelos resultados alcançados.
Aos 25 anos, faltando 8 dias para o seu casamento, recebeu proposta para ser supervisor da antiga fábrica de cervejas Skol-Caracú e não vacilou, pediu demissão da Souza Cruz e partiu para o seu crescimento profissional. Trabalhou até 1980 quando a Cervejaria Brahma comprou a marca. Foi convidado para trabalhar na nova empresa mas não aceitou por problemas particulares. Passado três dias da saida da Skol foi trabalhar de vendedor na antiga Matarazzo onde ficou até fechar a fábrica. Em 1984 foi trabalhar na Lacta chocolates na função de vendedor, sendo considerado na época o melhor vendedor do Brasil, ganhando diversos prêmios, onde ficou até 1994.
Depois de um momento dífícil na sua vida recebeu uma proposta para mudar de cidade, foi trabalhar em Ribeirão Pires como gerente de vendas de uma Distribuidora da Brahma, foram 10 anos de Brahma, até que por diversos motivos como: unificação de revendas,redução de salário, e distância da família, resolveu atender uma proposta para trabalhar na Schincariol, onde ficou até 2008, quando foi demitido injustamente por problemas políticos.
Hoje trabalho como consultor executivo de vendas Vivo Empresas.






quarta-feira, 20 de maio de 2009

O MANUAL DO NOVO GERENTE DE VENDAS

"GERENCIAR PESSOAS PODE SER UMA EXPERIÊNCIA GRATIFICANTE, DESDE QUE VOCÊ NÃO A ENCARE COMO UMA ATIVIDADE METÓDICA, ROTINEIRA E PREVISÍVEL. FLEXIBILIDADE E MATURIDADE SÃO BEM-VINDAS, ASSIM COMO UMA BOA DOSE DE BOM HUMOR PARA DAR BRILHO AO DIA-DIA."

"No final das contas, gerenciar resume-se em três palavras: pessoas, produtos e lucros.
As pessoas vêm em primeiro lugar."

"Os melhores gerentes não falam sobre seus problemas com a equipe. Mas sabem fazer com que as pessoas falem sobre seus problemas."

"Deixe seus parceiros a par de tudo. Quanto mais eles entenderem o que está acontecendo, mais se envolverão. Uma vez envolvidos, nada os deterá."

"Por mais estranho que possa parecer, os grandes líderes conquistam mais autoridades quando abrem mão dela."

"A maioria das pessoas bem-sucedidas que conheci escuta mais do que fala."

"Não existe vitamina verbal mais potente que um elogio."

"Pensar estrategicamente é pensar com disciplina e tomar decisões bem fundamentadas sobre a direção que você deseja seguir."

segunda-feira, 18 de maio de 2009

O Valor da Marca

O VALOR DA MARCA
Você nasce é batizado, recebe um nome: João, Paulo, Maria, Osvaldo. Desde seus primeiros choros, sorrisos, gargalhadas, jeito de engatinhar e andar, você vai causando impressões nas pessoas ao seu redor: Seus pais, padrinhos, tios e primos, avô e avó, vizinhos. E quando alguém menciona seu nome, Osvaldo, para outra pessoa que conhece você, imediatamente acende dentro dessa pessoa tudo o que ela pensa e sente ao seu respeito, por todos os contatos que teve com você no correr da vida: Essa é a marca. Osvaldo é o nome; a sensação resultante da menção de seu nome é a marca. Ela vive e mora no coração de seus amigos e admiradores.
Com as empresas e produtos acontece rigorosamente a mesma coisa. Antes de criar uma empresa, de lançar um produto, você passa dias, as vezes até meses, pensando em como irá batiza-lo. E esse nome vira uma logomarca. Após escolhido o nome para a marca precisamos trabalhar a personalidade, atributos, os benefícios e a fixação da marca (Branding).
Uma marca forte é requisito básico para competir e se sobressair no mercado dinâmico em que vivemos. Atualmente usando os conceitos de Branding, podemos criar essa imagem forte para transmitir segurança e confiança perante o consumidor.
As marcas mais fortes do mundo possuem algumas características em comum:
1) A marca se destaca por oferecer os benefícios que os consumidores realmente desejam.
2) A estratégia de determinação de preços baseia nas percepções de valor por parte dos clientes.
3) A marca é devidamente posicionada nos pontos de vendas.