sexta-feira, 22 de maio de 2009

O Maior Vendedor do Mundo

Dizem que foi o Hafid, personagem de OG Mandino do livro O Maior Vendedor do Mundo, mas eu provo que não.

Tudo começou as 2,15 minutos da madrugada do dia 28 de setembro de 1952, nasce um menino que poderia ser sucessor do cantor " Francisco Alves " que acabava de falecer em acidente automobilístico na Via Dutra, mas o destino deste menino já estava traçado. Logo que nasceu, chorou tanto que sua mãe achou que haveria algum problema, mas logo desvendado pela parteira " Dona Mariquinha " que logo avisou que o garoto queria mamar.
Foi a primeira negociação do menino com a sua mãe, que a pártir desse dia a cada duas horas eram iniciadas outras negociações, cuja moeda de troca era o chôro.
O menino cresceu e logo aos 8 anos de idade foi trabalhar com o pai que era camelô, vendendo perfumes e brilhantinas nas portas das indústrias em Cubatão e também nas feiras livres da cidade de Santos. Aos dez anos de idade, após seu pai montar uma loja improvisada na sua casa, o garoto começou sua vida de vendedor. Todos os dias após a chegada do colégio, pegava as mercadorias e fazia o trabalho de porta em porta, só voltava para a casa após ter pelo menos vendido a sua meta do dia, que era o desafio que seu pai colocava.
Quando completou 15 anos de idade foi trabalhar como entregador de sapato, logo foi promovido para vendedor balconista, devido a sua iniciativa e criatividade, pois assim que terminava as entregas, ele ficava na frente da loja chamando os clientes para experimentarem os sapatos. O Gerente da loja logo que descobriu a verdadeira vocação do menino, fêz um desafio, era dia 26 de dezembro, normalmente dia das trocas,quando o movimento é um dos piores do ano,estipulou uma meta de vendas,onde todos os outros balconistas achavam impossível de alcançar, pois o garoto surpreendeu e vendeu mais do que a soma de todos os onze vendedores da loja.
O menino cresceu e aos 19 anos foi reconhecido por uma concorrente no ramo de sapatos, trabalhou 1 ano e foi promovido para gerente da loja. Gerenciou a loja por mais 2 anos, até que foi convidado para trabalhar na Cia Souza Cruz Indústria de Cigarros.
Entrou como auxiliar de vendas, cobrindo férias e faltas dos vendedores, até que após 6 meses surgiu a grande oportunidade de sua vida, foi substituir vendedor titular no Vale da Ribeira e conseguiu no espaço de 15 dias vender a meta que outros vendedores tinham dificuldades em cumprir em 30 dias. Foi promovido a vendedor titular e assumiu um território onde ganhou diversos prêmios pelos resultados alcançados.
Aos 25 anos, faltando 8 dias para o seu casamento, recebeu proposta para ser supervisor da antiga fábrica de cervejas Skol-Caracú e não vacilou, pediu demissão da Souza Cruz e partiu para o seu crescimento profissional. Trabalhou até 1980 quando a Cervejaria Brahma comprou a marca. Foi convidado para trabalhar na nova empresa mas não aceitou por problemas particulares. Passado três dias da saida da Skol foi trabalhar de vendedor na antiga Matarazzo onde ficou até fechar a fábrica. Em 1984 foi trabalhar na Lacta chocolates na função de vendedor, sendo considerado na época o melhor vendedor do Brasil, ganhando diversos prêmios, onde ficou até 1994.
Depois de um momento dífícil na sua vida recebeu uma proposta para mudar de cidade, foi trabalhar em Ribeirão Pires como gerente de vendas de uma Distribuidora da Brahma, foram 10 anos de Brahma, até que por diversos motivos como: unificação de revendas,redução de salário, e distância da família, resolveu atender uma proposta para trabalhar na Schincariol, onde ficou até 2008, quando foi demitido injustamente por problemas políticos.
Hoje trabalho como consultor executivo de vendas Vivo Empresas.






14 comentários:

  1. PAIZÂO EU GOSTEI DO QUE VOCÊ ESCREVEU NO SEU BLOG TENHA UM BOM FINAL DE SEMANA UM ABRAÇO PRA VOCÊ

    ResponderExcluir
  2. De fato precisa de muita força de vontade, passei por uma situação semelhante.

    ResponderExcluir
  3. Parabens pela sua carreira. Que tal escrever um livro, ia ganhar muito dinheiro VENDENDO-O. rsrs
    Abraços, se quiser ajuda me envie um email.

    Fernando Martins
    fernandomartins70@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Fernando se vc é o maior vendedor do mundo. porque hoje vc encontra desempregado. com tanto dinheiro que vc ganhou ao longo de sua vida hoje era pra vc esta dando emprego e não pedindo.
    Obs se vc é o maior vendedor do mundo vc deixou sua idade ser um obstáculo para vc se vender no mercado de trabalho.

    abraço
    Fernando
    fernandosertaozinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Fernando obrigado pelos comentário,hoje estou trabalhando na Vivo Empresas.

    ResponderExcluir
  6. grande vendedor, trabalhando na vivo empresas.

    é pra rir ou pra chorar.

    ResponderExcluir
  7. Aõ criticar as pessoas,devemos olhar para a historia,para o passado.Qual é a pessoa que não tem seus altos e baixos.Parabéns amigo

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, por principalmente NUNCA ter desistido, tenha orgulho de fazer o que você realmente gosta...seja vivo empresas, ou no armazem da esquina. Dispense os comentários de quem é infeliz no que faz, que detesta acordar todos os dias e fazer aquela mesmisse.

    Somos vendedores SIM, E É GRAÇAS A PESSOAS COM NOSSO PERFIL QUE ALGUNS IMBECIS COMEM, FALAM NO CELULAR DA VIVO E ETC....

    FORTE ABRAÇO

    Eduardo

    eduardo_paim@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pra vc campeão é realmente uma bela lição de vida e superação a sua história, acredito que não somos maior e nem melhor do que ninguém, só temos gosto história gestos e atitudes diferentes, que na vida somos todos útil, não existe ninguém ou trabalho inútil, mas sim a verdade e que precisamos todos nós um do outro, por isso jamais devemos desprezar ou desmerecer o trabalho do próximo, show de de vida continui assim! Sucessssssssssssso guerreiro!

    Wellington

    wfolpg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Boa noite

    Prezado Osvaldo Alves , gostei muito da tua história de vida , continue assim firme na tua vocação.

    Que Deus lhe abençoei

    Jesus Te Ama

    Ateneciosamente, Charles Sérgio

    ResponderExcluir
  11. Buscando conhecimento relacionado a consultoria de vendas, o encontrei em seu BLOG.
    Vendedor precisa ter entusiasmo e motivação, mas fica a dica, podemos vender tudo que quisermos, mas a nossa imagem quem vende é o consumidor.
    Conte sua história, mas seja modesto e deixe que os "consumidores" digam se é vc realmente "o melhor vendedor do mundo".
    Abraço...

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela grande lição de Vida que nos relatou.

    ResponderExcluir
  13. seu blog chama mesmo a atenção pra se ler,pois expõe uma comunicação clara, objetiva e direta de fácil compreensão, parabéns. Pena que você não continuou a postar, acredito que com o acúmulo de conhecimentos e experiências, tens muito a ensinar.Algumas pessoas se expressam mal por não conseguirem ver além do seu próprio umbigo como o anônimo acima.Cada um faz o que gosta, mas atrevo-me a dar uma sugestão: ao invés de limitar atualmente seus ricos conhecimentos aos seus colegas de trabalho da empresa vivo e alguns internautas,por que não expandir através de palestras pelo Brasil a fora?
    A propósito,eu concordo com o comentário acima que diz:"Nossa imagem quem vende é o consumidor.
    Conte sua história, mas seja modesto e deixe que os "consumidores" digam se é vc realmente "o melhor vendedor do mundo".
    Continue essa pessoa especial e compartilhe conosco, há muitos precisando de você.
    Maria Dalva
    mariadalva67@hotmail.com
    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  14. Estou pesquisando a melhor forma de vendas,tenho um projeto de abrir uma pequena empresa.
    Solicito aconselhamentos. Poderia me ajudar?
    de já agradeço
    Maria Dalva
    mariadalva67@hotmail.com

    ResponderExcluir