quinta-feira, 18 de junho de 2009

Use o Erro a Seu Favor

Como administrar suas falhas e tirar proveito delas para manter a produtividade em alta e a confiança do chefe.

Cometer erros no trabalho é um pesadelo para muita gente. Mas, se o estrago já está feito, de que adianta se desesperar? Como todos nós falhamos, o que pesa mais na avaliação de um profissional é como ele lida com a situação. Saber errar significa, por um lado, antecipar riscos para não ser completamente surpreendido. E, por outro, corrigir as falhas o mais rápido possível e aprender com elas.

Companhias como Vivo, Natura e Serasa estimulam seus funcionários a assumir riscos controlados e toleram erros para estimular a iniciativa das equipes. Um estudo publicitário em novembro do ano passado pela escola de negócios IMD, da Suiça, mostra que a tolerância ao erro é o principal motivador de inovações nas empresas, pesando duas vezes mais do que ítens como autonomia e premiações. As pessoas arriscam mais quando têm segurança e apoio para lidar com as consequências de uma falha. Com o tempo e a experiência, a tendência é que o número de acertos supere o de enganos e o seu prestigio com o chefe cresça.

"Quem erra menos ganha crédito e pode se arriscar mais"

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